Saudação à luta dos estudantes da FCSH-UNL
A Direcção da Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP saúda a concentração dos Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, dinamizada pela Direcção da AEFCSH, realizada no dia 14 de Abril, pela defesa de um ensino presencial com condições dignas e seguras.
O ensino à distância e a sua prorrogação por várias instituições de Ensino Superior seja pelas implicações a nível da aprendizagem, nos impactos na saúde mental ou no aprofundamento das diferenças socioeconómicas entre estudantes, demonstra que esta não é a solução aos problemas dos estudantes. A JCP reitera a sua posição na defesa de um Ensino Presencial que assegure as condições de higiene e segurança necessárias salvaguardando, assim, o acesso à educação como pleno direito. Isto só será possível acompanhada por um aumento do financiamento público das IES de modo a ser possível às mesmas assegurar essas condições, quer através da contratação de mais funcionários e professores, a testagem dos elementos da comunidade educativa ou o aumento da oferta dos transportes públicos.
A DOESL chama a atenção para os problemas que os estudantes do Ensino Superior enfrentam, desde a falta de acção social escolar e o pagamento das propinas que num contexto em que se sentem os fortes impactos económicos e sociais nos estudantes e as suas famílias derivado da situação epidémica e da permanência dos impactos da política de direita, em que muitas famílias perderam ou estão em vias de perder rendimentos e mesmo o emprego.
A JCP reitera que está e estrá sempre ao lado da luta e das justas aspirações dos estudantes por um Ensino Superior Público, Democrático, Gratuito e de Qualidade. A DOESL da JCP apela à intensificação da luta, à organização da juventude e que não se deixe que nenhum estudante seja prejudicado ou fique para trás.