Saudação à luta Ensino Superior do Porto em defesa de um Ensino Artístico digno e em condições!

Saudamos a luta
Ensino Superior do Porto
em defesa de um Ensino
Artístico digno e em
condições!

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP saúda a luta dos estudantes Ensino Superior do Porto em defesa de um Ensino Artístico digno e em condições, reafirmando a sua postura de apoio às justas reivindicações e aspirações dos estudantes e da juventude.

A concentração, de ontem, realizada na Praça D. João I que contou com a presença de várias dezenas de estudantes da FBAUP, FAUP, ESMAE, ESMAD e ESAD demonstra, uma vez mais, a capacidade mobilizadora dos estudantes em lutar por um Ensino Superior que, verdadeiramente, preze todas as suas dimensões. Esta acção expôs os diversos problemas que os estudantes do Ensino Superior Artístico hoje vivem, denunciando o desinvestimento crónico deste grau de Ensino e a progressiva desresponsabilização do Estado sobre as suas funções sociais.

Os estudantes que saudamos deixam bem assente que o Ensino Superior de qualidade não se concretizará enquanto existir a falta de condições ou não existência de salas de aula, o preço exorbitante das propinas, nomeadamente no 2º e 3º ciclo, a não realização de aulas por falta de professores, a inexistência de espaços de estudo, atelier e de trabalho manual nas Instituições, as elevadas despesas nos materiais de belas artes que não são consideradas despesas de educação ou com a falta de apoio e espaços para a exposição de projectos criativos.

A falta de condições das Instituições do Ensino Superior tem reflexos claros na formação dos estudantes destas áreas, sendo o espelho da situação e dos problemas estruturais do Ensino Superior em Portugal. A solução para estes problemas e estas reivindicações só pode passar pelo reforço do Investimento no Ensino Superior.

O desinvestimento em sectores essenciais como o Ensino Superior, bem como a Cultura, é visível e alvo de preocupação dos estudantes.

Só a ruptura com as políticas de direita que têm vindo a ser seguida por sucessivos governos PS, PSD e CDS pode dar estabilidade e futuro ao Ensino Superior e à formação cultural.

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP apela à intensificação da luta organizada dos estudantes em torno das suas justas aspirações, pela resolução dos problemas concretos das suas faculdades e por um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade