Saudação a luta dos estudantes do Ensino Superior do Porto
A Direcção Central do Ensino Superior da JCP saúda a luta dos estudantes do Ensino Superior do Porto, afirmando a sua solidariedade com as justas reivindicações dos Estudantes em defesa de um Ensino Superior Público, Democrático, Gratuito e de Qualidade.
A concentração realizada na praça dos Leões, junto à Reitoria da UP, na cidade do Porto que agregou dezenas de estudantes da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto demonstrou o sentimento e a vontade dos estudante em enfrentar os problemas que os afectam no dia-a-dia das faculdades e dos Institutos. Uma clara expressão que demonstra o carácter e a vitalidade da juventude, que não desiste de lutar pela concretização dos seus sonhos.
Os estudantes reunidos nesta concentração salientaram a necessidade de mais Financiamento Público para este grau de Ensino, realçando que o actual subfinanciamento se traduz em inúmeros problemas matérias e humanos nas Instituições do Ensino Superior, bem como no agravar dos entraves socioecónomicos que ao dia de hoje cada vez mais servem como forma de sustento das mesmas Instituições. Mais concretamente os estudantes realçaram o fecho de salas de estudo na FLUP , FEUP, impossibilitando as condições de estudo necessárias, o encerramento de cantinas a falta de espaço para refeições, que se encontram reduzidas sobre o pretexto epidémico, a existência de edifícios degradados na FBAUP e o aumento do valor da propina de mestrados na FCUP.
O apoio e valorização deste grau de Ensino passa pela necessidade de resolução de problemas estruturais que afectam os estudantes e as suas famílias. A JCP reitera que o futuro do Ensino Superior terá que, inevitavelmente, passar pelo fim imediato de todas as barreiras socioeconómicas em todos os ciclos de estudo e o reforço do financiamento nas Instituições do Ensino Superior. Caminho este que só será possível de se concretizar com o romper das
políticas de direita que, nas últimas décadas, têm vindo a desvalorizar o carácter do Ensino Superior, tal como explana a Constituição da República Portuguesa
A JCP apela à intensificação da luta organizada dos estudantes em torno das suas justas aspirações, pela resolução dos problemas concretos das suas faculdades e por um Ensino Superior verdadeiramente público, democrático, gratuito e de qualidade.