Institucional

A Juventude Comunista Portuguesa, a par do seu trabalho de massas junto da juventude, desenvolve intervenção institucional, e também aqui tem tido um importante papel de denuncia, esclarecimento e acção com vista à resolução dos problemas da juventude.

São vários os exemplos deste tipo de intervenção. Desde logo no plano da Assembleia da República, em articulação com o Grupo Parlamentar do PCP, sendo através do conhecimento e intervenção da JCP na realidade da juventude, que o Grupo Parlamentar efectua várias perguntas ao Governo em torno de problemas que afectam os jovens, contribuindo também para a realização de requerimentos, projectos de lei e de resolução que são apresentados.

Destacamos também a intervenção da JCP no Conselho Nacional de Juventude, fazendo parte da sua Direcção para o mandato de 2016 e 2017, pautando­-se aqui por contribuir para a ampla discussão neste espaço e entre as organizações juvenis daquilo que são os principais interesses e problemáticas dos jovens. Trabalhar para fomentar o envolvimento das organizações juvenis, para que o CNJ seja uma ferramenta de apoio ao associativismo juvenil e para que dê voz aos problemas da juventude, sempre foi imagem de marca da JCP neste espaço.