No Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Seixal os milhares de formandos que o frequentam, só no ano passado passaram por lá cerca de 13 mil, são expostos a condições que não garantem a qualidade na formação a que têm direito.
A falta de condições vai desde salas não ventiladas, a formandos a terem formação em monoblocos, falta de material para as aulas práticas ou a pouca limpeza das áreas exteriores.
Os cortes têm consequências visíveis quando o IEFP não tem dinheiro para pagar aos funcionários, nem aos formandos as suas bolsas de estudo, sendo que a diminuição de trabalhadores leva a filas imensas no bar. Alem disto os formandos são sujeitos a uma falta de segurança tremenda, havendo apenas dois funcionários responsáveis pela segurança que têm de se responsabilizar pela portaria e a ronda. Ser formando no IEFP é estar sujeito a condições indignas sendo que muitos dependem unicamente das bolsas de estudo para alimentar uma família.
Para resolver estes problemas concretos, a JCP está presente no IEFP com a sua intervenção em solidariedade com os estudantes e a sua luta por melhores condições. Há uma presença da organização com distribuições regulares e com a criação e divulgação de um boletim. Só com a luta podemos resolver os problemas dos formandos do IEFP Seixal!