Dia de luta com passado, presente e futuro!
Nas mais difíceis condições e sob diferentes tipos de ataques, a juventude nunca ficou calada e teve sempre um papel central na luta pela mudança da sociedade. Hoje, como no passado, a juventude está presente e não desarma.
Este ano o Dia Nacional da Juventude foi assinalado no dia 31 de Março com uma manifestação convocada pela Interjovem/CGTP-In e que contou com a presença de milhares de jovens trabalhadores.
Vindos de todos os pontos do País, os jovens exigem que se apliquem medidas que ponham um fim ao flagelo social da precariedade, bem como aumentos salariais que permitam ter perspectivas de construir um futuro no nosso país, a redução progressiva dos horários de trabalho para as 35 horas semanais para todos os trabalhadores, taxar mais quem realmente pode pagar mais impostos e aliviar a carga fiscal sobre os trabalhadores. Paralelamente, exigem o desenvolvimento da produção nacional e a economia, em todos os sectores, e a criação de postos de trabalho com direitos.
28 de Março, dia histórico da resistência da juventude
O Dia Nacional da Juventude tem uma história que vem dos tempos da longa noite fascista, quando o MUD Juvenil organizou um acampamento em Bela Mandil, no Algarve, a 28 de Março de 1947.
Em resposta às exigências de liberdade e democracia, o regime fascista respondeu com violência e prisões. A partir de então, a juventude portuguesa não deixou de comemorar o dia em luta.
A luta é a solução!
Nas mais difíceis condições e sob diferentes tipos de ataques, a juventude nunca ficou calada e teve sempre um papel central na luta pela mudança da sociedade. Hoje, como no passado, a juventude está presente e não desarma. Ficar na expectativa nunca resolveu os problemas que enfrentamos, por isso, vamos à luta, que só a luta traz futuro para a juventude!