Concentração no ISPA
24-Nov-2006
Os estudantes do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa, concentraram-se junto dos serviços académicos, na quarta-feira da semana passada, para entregar um abaixo-assinado sobre os principais problemas da escola, que consideram ser consequência das «medidas de carácter economicista e elitista adoptadas ao nível do ensino superior». Com este abaixo-assinado, a Associação de Estudantes procura denunciar a situação do ensino superior em Portugal, particularmente do ensino particular e cooperativo. O documento – dirigido não apenas à direcção do ISPA, mas também ao Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior – põe em causa as políticas «que visam unicamente o lucro em detrimento de um ensino de excelência, deixando à margem do direito à educação muitos estudantes». Os signatários referem vários casos ocorridos no ISPA: alterações no sistemas de ensino que não são discutidas com os estudantes, como a introdução do Processo de Bolonha; o desprezo pelos trabalhadores-estudantes; o progressivo desinvestimento em materiais pedagógicos disponíveis; e a diminuição global na qualidade dos serviços. Em relação ao Processo de Bolonha, os estudantes exigem «uma verdadeira discussão» sobre a sua implementação; um sistema de equivalência claro e justo que não promova desigualdades entre os estudantes dos vários anos; e uma avaliação justa às cadeiras, «que não se declare como “experiência” de um processo que todos mal conhecem».

in Avante! nº 1721, 23 de Novembro.2006