Manifestação hoje, às 17h
19-Out-2006
Está prevista para hoje à tarde, às 17h, a realização de uma manifestação de estudantes em Évora, marcada em Reunião Geral de Alunos. O protesto é contra a implementação do Processo de Bolonha e pelo diálogo com os estudantes. «Ainda há uma certa falta de informação e de mobilização, mas esta luta será muito produtiva e no futuro haverá certamente iniciativas muito maiores, com mais consciência e força», considera João Fernandes. Na segunda-feira, os estudantes de Sociologia também protestaram, concentrando-se na aula de Estatística Aplicada às Ciências Sociais para mostrar que as condições materiais são insuficientes e inadequadas. Estão inscritas 220 pessoas na disciplina e existem só 15 computadores, numa sala que comporta apenas 50 alunos. Para ontem estava marcada uma reunião do Senado para aprovar o novo Regulamento Escolar Interno, adoptando oficialmente o Processo de Bolonha. Ao fecho da nossa edição, os alunos com representação naquele órgão estavam ainda a preparar um protesto conjunto «para mostrar que não estamos dispostos a aceitar esta medida, imposta de cima», como diz Tiago Ferreira, também estudante senador. «Estamos a unir-nos e a tomar medidas para travar um processo que não serve os nossos interesses», acrescenta.

in Avante! nº 1716, 19 de Outubro.2006