Portugal Fora de Bolonha JÁ!
24-Mar-2006
3) As principais modificações no sistema de ensino superior Adopção de um sistema de 3 ciclos (graus comparáveis)

- Haverá dois ciclos principais, a “licenciatura” e o “mestrado”, e um terceiro ciclo, o doutoramento.
- A duração das actuais licenciaturas é reduzida, o que implica que, para que um estudante obtenha a mesma formação terá que pagar parte a preço de licenciatura e parte a preço de mestrado (que não têm limite máximo).
- O seu objectivo fragmentar e estratificar o Ensino Superior.
- É a introdução de maiores e sucessivos patamares no acesso ao conhecimento, determinados por critérios exclusivamente económicos.
- A redução do tempo de licenciatura, e necessariamente a sua desvalorização, tem o objectivo de restringir o acesso dos filhos das classes trabalhadoras aos mais elevados níveis do saber, dotando-os de uma formação limitada, direccionada para as necessidades do mercado de trabalho – que, a maior parte das vezes, não são sequer coincidentes com as necessidades do país – transformando-os em máquinas produtivas, sem elementos para pensar o mundo de forma integrada e, por isso, limitados na capacidade de adquirir consciência social e política e, assim, inofensivos para o sistema capitalista.
- Pretende-se, por um lado, a formação de um exército, mais ou menos vasto, de trabalhadores formados o quanto baste para cumprirem o seu papel na esfera produtiva. Por outro lado, a constituição de uma elite intelectual (constituída por aqueles que puderem pagar as propinas do 2º e 3º ciclo), produtora de conhecimento científico e dirigente da sociedade, que seja coincidente com a elite económica.

Introdução de um sistema de créditos, os ECTS (European Credit Transfer System) - A cada disciplina será atribuído um dado valor de créditos. Ao fim de um ciclo de formação um estudante terá acumulado uns tantos ECTS.
- Não são, pois, mais do que uma moeda de troca da educação, claramente tomada como uma mercadoria.
- É o que se afirma ser o instrumento de comparação das diferentes formações. Porém, tal como nos mercados financeiros há moedas mais e menos cotadas, também no mercado da educação haverá formações que, embora tenham o mesmo número de ECTS, serão claramente inferiores a outras.

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