Saudação à luta dos estudantes do Ensino Superior em Coimbra
A Direcção Central do Ensino Superior da Juventude Comunista Portuguesa saúda a luta dos estudantes de Coimbra dinamizada pela Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra à qual se juntaram vária Repúblicas em defesa de um Ensino Superior público, gratuito, democrático e de qualidade.
A concentração realizada em frente do edifício da AAC, em Coimbra, no dia 24 de Março para além de assinalar o Dia Nacional do Estudante, uma data emblemática da luta estudantil em defesa do Ensino a que temos direito, sinaliza também o descontentamento dos estudantes perante a actual situação do Ensino Superior e do país. Uma realidade que está marcada pelos impactos económicos e sociais decorrentes da epidemia da Covid-19, que tem condicionado a vida de muitos estudantes e muitas famílias, mas que está também marcada por problemas estruturais neste grau de Ensino, protagonizados pela política de direita.
Esta acção de enorme coragem demonstrou que os estudantes não aceitam a existência de propinas no Ensino Superior e estão dispostos a continuar com a luta até ver o fim de todas as barreiras económicas que obriga a que milhares de estudantes abandonem o Ensino. A JCP reitera que o futuro do Ensino Superior terá que passar pelo que o PCP propõe: pelo fim, no imediato, de todas as barreiras socioeconómicas, como as propinas em todos os ciclos, pelo reforço e melhoria da Acção Social Escolar, como a melhoria do regulamento de atribuição de bolsas, bem como um aumento do seu valor e pelo reforço de verbas para a construção e reabilitação de residências na Rede Pública de Alojamento Estudantil. A sua valorização passa também, como exprimiram os estudantes, pelo reforço imediato do financiamento para o Ensino Superior, assegurando o seu carácter público, democrático e gratuito.
A JCP apela à intensificação da luta organizada dos estudantes em torno das suas justas aspirações, pela resolução dos problemas concretos das suas faculdades e reitera que estará sempre a seu lado por Ensino Superior público, democrático, gratuito e de qualidade.
Assim como os estudantes nesta acção os afirmaram: a luta continua!